© 2018 por Glorious Spirit Ragdoll Catery.

vetsaude.png
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram

OLÁ

BEM-VINDO!

O gatil Glorious Spirit está registado na Fife (Federação Internacional Felina) e dedica-se exclusivamente à criação e selecção de gatos da raça Ragdoll. 

 

A RAÇA

RAGDOLL

RAGDOLL

O Ragdoll é uma raça de gato, desenvolvida nos Estados Unidos durante a década de 1960 por Ann Baker, em Riverside, Califórnia. O cruzamento foi feito entre uma gata doméstica de pêlo comprido, branca e, julga-se, que alguns gatos tipo "colorpoint", como o Sagrado da Birmânia ou o Burmês, e está até aos dias de hoje envolto em polémica e algumas incertezas. Com o seu porte gigante, temperamento dependente, extremamente dócil e uma pelagem longa e cheia, é um animal de características marcantes, diria mesmo que é um gato com alguns comportamentos tipícos dos cães, daí ser vulgarmente apelidado de "puppy cat". Curiosamente, o Ragdoll nasce completamente branco e amadurece lentamente. A sua cor intensifica até aos 2 anos de idade e, o seu desenvolvimento físico acontece até aos 4 anos de idade.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

 

São gatos de porte grande, boa estrutura corporal e pelagem macia com textura suave e sedosa. Olhos sempre azuis e pelagem do tipo colorpoint, ou seja, manto mais claro que as cores das pontas (patas, cauda, focinho e orelhas) sendo o contraste bem definido. Gatos mais velhos tendem a ser mais escuros pois a sua cor vai escurecendo de acordo com a sua idade. 

O seu pelo é semi-longo, de fácil manutenção, deve ser suave como seda, sendo suficiente uma a duas escovagens semanais pois não têm tendência para ganhar nós.

 

Conselho:

De forma a prevenir que o seu futuro gatinho tenha medo do banho, aconselho a que comece a dar-lhe banho 2 a 3 semanas após levar a segunda vacina, com um champô adequado, não se esquecendo antes de lhe cortar as unhas e secando-o bem e penteando-o, após o banho.

SAÚDE

 

A esperança média de vida ronda os 15 anos. É uma raça de gato relativamente saudável, embora devido ao tamanho médio a comprido do pelo possam aparecer problemas digestivos como os tricobezoares (bolas de pelo no estômago).

As doenças mais comuns que afetam os Ragdolls são:

  • Problemas urinários (que podem ser pelo rim ou ureter)

  • Doença renal poliquistica (PKD)

  • Cardiomiopatia hipertrófica congênita (HCM)

A consanguinidade é o problema mais grave desta raça de gato, uma vez que quase metade dos genes de todos os Ragdoll (cerca de 45%) provém do único fundador, Raggedy Ann Daddy Warbucks.

TEMPERAMENTO

 

Ragdoll significa boneca de pano e indica uma característica deste animal: relaxar completamente quando é pegado ao colo. 

É um gato calmo e gentil e uma vez escolhido o dono, irá segui-lo permanentemente pela casa, comportamento típico do cães. São gatos caseiros,  de temperamento tranquilo e muito fiéis aos donos. Possuem moderada necessidade de atividade física, sendo mais sedentários que raças menores. Esta raça não deve ter acesso ao exterior sem ser num espaço concebido para o manter protegido, uma vez que não tem noção dos perigos que o rodeiam. 

É uma raça extremamente paciente e calma, o que a torna também indicada para famílias com crianças pequenas. 

 
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

 

Cor: 

Seal, chocolate, red, cream, blue, lilás e torties (com ou sem tigrado = lynx ou tabby);

Variedade:

Colorpoint, bicolor e mitted;

Expectativa de vida: aproximadamente 15 anos;

Olhos:

ovais e azuis;

Tipo de pêlo:

semi-longo, sedoso e de fácil manutenção;

Qualidades principais:

Fiel, calmo, sensível e inteligente;

Peso médio:

Fêmeas de 3 a 6 Kg e machos de 5 a 10 kg.

 
 
 

AS NOSSAS

NOVIDADES

EXPO LIMA 2019

Nos dias 13 e 14 de Abril decorreu a Expo Lima. 

 

ES*Isla de Bretema Destiny, foi Ex 1, Nomeada e BEST IN SHOW, ambos os dias, tendo-se tornado Campeã com 12 meses de idade! 

 

ENTRE

EM CONTATO

Caldas da Rainha, Portugal

NOSSO ENDEREÇO
 
NOSSOS CONTACTOS

SIGA-NOS

NO INSTAGRAM E FB

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now