A Raça Ragdoll
Breve História
A raça Ragdoll teve origem em 1960, em Riverside, uma pequena cidade da Califórnia (EUA). Ann Baker, criadora da raça, obteve os primeiros exemplares de uma cruza da sua gata Josephine, uma Angorá, com um macho Sagrado da Birmânia. Os gatos obtidos eram dóceis e de tamanho grande.
A raça foi reconhecida na década de 70. Apesar de nos anos que se seguiram o gato ter chegado a diversos países Europeus – Inglaterra em 1969, Alemanha em 1985 e França em 1986 – a raça Ragdoll é pouco comum fora do seu país de origem. Ainda assim, é uma das mais populares de pelo longo.
Existem boatos de que com o tempo, Ann Baker se tornou excêntrica e outros criadores que trabalhavam com ela resolveram se separar para continuarem a desenvolver esta raça dócil. Foi o caso de Denny e Laura Dayton, que desempenharam um importante papel no reconhecimento desta raça.
Temperamento
"Ragdoll" significa boneca de pano, o que indica uma característica particular deste animal - relaxar completamente quando pegado no colo. É tão dócil que permite ser manusear de um lado para o outro, algo com que apenas uma minoria de gatos aceita.
É um gato muito quieto e gentil. Quando escolhe o seu dono, é certo que o acompanhará permanentemente. São gatos caseiros, por sua docilidade, são totalmente indefesos quando livres, portanto são gatos para viver em ambiente interno. Mas, se possível, vivem bem ao ar livre, desde que seja um ambiente isolado, como um jardim fechado.
O seu temperamento é tranquilo e são muito fiéis aos donos. Possuem moderada necessidade de atividades físicas, sendo mais sedentários que raças menores.
Saúde
A sua esperança média de vida ronda os 10 anos.
É uma raça de gato relativamente saudável embora, devido ao tamanho médio a comprido do pêlo, possam aparecer problemas digestivos como os tricobezoares (bolas de pelo no estômago).
As doenças mais comuns que afetam os Ragdolls são:
-
Problemas urinários (que podem ser pelos rins ou ureter)
-
Doença renal policística (PKD)
-
Cardiomiopatia hipertrófica congênita (HCM)
-
A endogamia é o problema mais grave desta raça de gato, uma vez que quase metade dos genes de todos os Ragdoll (cerca de 45%) provém do único fundador, Raggedy Ann Daddy Warbucks.
Características Físicas
CORES
-
Colorpoint
Neste caso as patas, cauda, focinho e orelhas tem a pelagem mais escura que no restante do corpo.
-
Mitted
Seguindo a Marcação Colorpoint, o Mitted acrescenta luvas brancas que devem cobrir os 4 dedos das patas dianteiras simetricamente. Nas patas traseiras são como botas brancas. O queixo deve ser branco.
-
Bicolor
São como os Colorpoints mas com um "V" invertido no rosto branco, o mais simétrico possível. Este "V" não se pode estender da parte exterior dos olhos e nem menos que a parte interior. As quatro patas devem ser brancas, assim como o peitoral e o queixo.
Padrão
Cabeça
Queixo forte, focinho arredondado e de comprimento médio, perfil com uma curva suave, testa plana, orelhas médias e amplas na base, com as pontas arredondadas. Olhos ovais.
Corpo
Peito amplo, ossatura e musculatura forte, cauda com mesmo tamanho que o corpo. As fêmeas tendem a ser menores do que os machos.